terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relato Colaborativo

O seguinte relato foi elaborado em conjunto com todos os cursistas que participaram do presente blog. Ele descreve o que nós concordamos sobre a realização do curso "Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade".

Relato Colaborativo

Já de início o curso “Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade” se mostrou promissor, devido à grande procura. Esta demanda se justifica logo no primeiro módulo. Com atividades e trocas de experiências enriquecedoras, os cursistas vão tomando cada vez mais gosto pelo curso.

Aos poucos, cada um dos participantes vai perdendo a timidez e passa a se colocar mais entre as discussões proporcionadas nos fóruns e debates. As contribuições nesses debates são ótimas para que possamos avaliar diversificados pontos de vista e compará-los aos nossos, abrindo novos horizontes para as práticas docentes de cada um.

À medida que os módulos avançam, as atividades ficam mais desafiadoras e o trabalho em conjunto com os grupos que são formados ao longo do curso deixam as atividades cada vez mais interessantes. Esses grupos, por serem formados por pessoas de diferentes áreas do magistério, servem para mostrar como o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade são coisas bastante gratificantes e devem sempre estar presentes em nossas práticas docentes – como ficou claro nos desenvolvimentos dos blogs.
Nas atividades realizadas nos módulos I e II foi possível conhecer relatos de vários autores importantes e suas experiências com a leitura durante suas vidas. A troca de experiências de leitura realizadas entre os componentes dos grupos nos fóruns foi muito construtiva.
No modulo III, a elaboração de textos em diferentes gêneros foi bastante pedagógico. Aprendemos a elaborar textos de gêneros variados, como conversa telefônica, notícia de jornal, interrogatório e crônica.
A elaboração de um blog foi um trabalho interativo e construtivo.  As dificuldades  que foram aparecendo eram resolvidas  nas conversas  realizadas  no fórum  e através das orientações da tutora, que foi muito prestativa.
O curso “Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade” foi além das expectativas e se mostrou cada vez mais interessante em cada módulo. É algo que deve ser recomendado a todos os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário