O seguinte relato foi elaborado em conjunto com todos os cursistas que participaram do presente blog. Ele descreve o que nós concordamos sobre a realização do curso "Práticas de Leitura e Escrita na
Contemporaneidade".
Relato Colaborativo
Já de início o curso “Práticas de
Leitura e Escrita na Contemporaneidade” se mostrou promissor, devido à grande
procura. Esta demanda se justifica logo no primeiro módulo. Com atividades e
trocas de experiências enriquecedoras, os cursistas vão tomando cada vez mais
gosto pelo curso.
Aos poucos, cada um dos
participantes vai perdendo a timidez e passa a se colocar mais entre as
discussões proporcionadas nos fóruns e debates. As contribuições nesses debates
são ótimas para que possamos avaliar diversificados pontos de vista e
compará-los aos nossos, abrindo novos horizontes para as práticas docentes de
cada um.
À medida que os módulos avançam,
as atividades ficam mais desafiadoras e o trabalho em conjunto com os grupos
que são formados ao longo do curso deixam as atividades cada vez mais
interessantes. Esses grupos, por serem formados por pessoas de diferentes áreas
do magistério, servem para mostrar como o trabalho em equipe e a
interdisciplinaridade são coisas bastante gratificantes e devem sempre estar
presentes em nossas práticas docentes – como ficou claro nos desenvolvimentos
dos blogs.
Nas atividades realizadas nos módulos I e II foi
possível conhecer relatos de vários autores importantes e suas experiências com
a leitura durante suas vidas. A troca de experiências de leitura realizadas
entre os componentes dos grupos nos fóruns foi muito construtiva.
No modulo III, a elaboração de textos em
diferentes gêneros foi bastante pedagógico. Aprendemos a elaborar textos de
gêneros variados, como conversa telefônica, notícia de jornal,
interrogatório e crônica.
A elaboração de um blog foi um trabalho
interativo e construtivo. As dificuldades que foram aparecendo eram
resolvidas nas conversas realizadas no fórum e através
das orientações da tutora, que foi muito prestativa.
O curso “Práticas de Leitura e Escrita na
Contemporaneidade” foi além das expectativas e se mostrou cada vez mais
interessante em cada módulo. É algo que deve ser recomendado a todos os
professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário